RODRIGO MAIA QUER QUE MANTEGA EXPLIQUE AO CONGRESSO REBAIXAMENTO DO RISCO BRASIL

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou hoje requerimento de autoria do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) para que o ministro da Fazenda, Guido Mantega dê explicações ao Congresso sobre o rebaixamento da classificação de risco do Brasil.

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s anunciou no fim de março o rebaixamento da nota da economia brasileira, de BBB para BBB-, refletindo “uma combinação de deslize fiscal, baixo crescimento nos próximos anos, habilidade limitada em ajudar as políticas por conta da eleição presidencial e algum enfraquecimento nas contas externas do Brasil”. A nota de risco indica a investidores estrangeiros o quanto a economia do país é confiável – se é seguro investir em seus títulos e qual o risco de um calote.

“Quando a nota era favorável o ministro não desdenhava das agências de risco. Agora diz que é achismo. Que venha a público tentar explicar o inexplicável”, disse o deputado.

A audiência pública será realizada em conjunto com a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle e tem previsão de ocorrer no próxima dia 23.